quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Apenas 12 segundos...

(fonte: sionlatino).

Esta é uma historia real... Não se trata de um novo filme, ou de algum livro que fale sobre relacionamento sexual. Se trata de saude.

Em 2008, numa conferencia de neurologistas em USA, a Dra Linda Mc Maron (UK), uma das principais palestrantes, fez uma longa palestra explicando do porque existem algumas pessoas que desmaiam quando levantam.

Parece que este fenômeno, onde algumas pessoas simplesmente “apagam” ao levantar, tem preocupado a comunidade acadêmica. Pois a desconfiança médica é que este mal esteja ligado a outros maiores, como a epilepsia.

A Dra. Linda Mc Maron apresentou na sua palestra, uma conclusão simples e tremenda. Depois e longos anos de estudo, foi constatado que são necessários 12 segundos de espera para que o sangue que está nas extremidades das pernas circule novamente por todo o corpo, até chegar ao cérebro.

Quando este tempo é menor. Ou seja, quando a pessoa acorda e levanta bruscamente, o sangue é “jogado” com violência para o cérebro, ocasionando os desmaios.

A Dra. Mc Maron aconselhou a todas as pessoas (quem possui a síndrome, e quem não possui) que não levantem imediatamente ao acordar, mas que antes, sentassem na cama e esperasse os 12 segundos passar para evitar a fraqueza, tontura e desmaio.

Ela foi aplaudida por toda a comunidade médica presente.

Um segundo professor, um judeu religioso que estava presente, pediu a palavra e dize: “Para nós, judeus, há uma antiga tradição com milhares de anos, a de recitar uma prece de agradecimento ao Criador do Mundo por nos conceder a oportunidade de um novo dia de realizações. A prece é dita imediatamente após despertar, enquanto ainda se está na cama. Há doze palavras nesta prece e se a pessoa se regular para dizê-las lentamente com concentração, leva exatamente doze segundos para pronunciá-la… 12 palavras em 12 segundos”.

Ele recitou a prece lentamente em hebraico: “Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vecayam, shehechezárta bi nishmati bechemlá. Rabá emunatêcha” – “Dou graças perante Ti, ó Rei vivo e existente, que devolveste a minha alma com piedade, grande é a nossa fé em Ti”.

O auditório aplaudiu de pé.

Esta é a primeira oração que se encontra no “Sidur”, o livro de orações judaicas.

* O Talmud (o principal livro de estudo da Torá) tem ensinado, há milênios, de que “quem acorda e logo levanta, corre risco de vida” (tratado Guitim 70A).

Um comentário:

sheila sanches disse...

Saudações Boris!
Não me esqueço de você meu amigo nem das suas lições de sabedoria, seu blog está no meus"favoritos".
Que este ano seja grandioso na vida de toda sua família.
Um forte abraço!
Sheila Sanches